PERPETUUM
MÓBILE DE MAGRITTE
(O cinematógrafo)
olhar
é um exercício de peso
requer
músculos para abstrair
e
manter o objeto em equilíbrio
o
reflexo torna-se o espelho
e
move-se ao redor de si mesmo
mecânico,
preciso, presto
a
ilusão deforma a figura
em
jogo de sombras e geometria:
engano
à primeira vista
com
o tempo vê-se o truque
mas
ele faz parte do quadro
como
pergunta que, se pintada,
propõe
pensar outros ângulos
desfazer
o até então familiar
e
lugar-comum fora de lugar
recupera
o seu espanto
a
efemeridade perpétua
do
homem preso na tela
o
rosto se movimenta, círculo
de
observações da mesma cena
nenhum
objeto é idêntico
o
que é magritte ou chirico
também
não se sabe, se lado a lado
fingem
afinidades e correlatos
em
um mundo que se desloca
permanentemente
e sem propósito
estranho,
quanto mais próximo,
e
se aos olhos surpresas joga
em
móvel exercício de peso,
busca
a visão sem excesso, seca
Marcus Vinicius Quiroga
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